
Valorize profissionais que querem e acreditam
Um novo olhar empresarial voltado ao desenvolvimento humano está mudando as relações das empresas. Com a expansão tecnológica e as novas gerações humanas é momento de extrair de uma melhor maneira o capital humano, utilizando e envolvendo os papéis desempenhados por aqueles que cooperam junto à organização.
Cada empresa tem em seu leque inúmeros perfis profissionais, e um entendimento aprimorado dos gestores, pode ser uma estratégia para reter os melhores talentos e trabalhar cada potencialidade, de acordo com a demanda empresarial. Uma equipe é um sistema vivo, mutável, e capaz de gerar diferentes resultados, os quais serão fruto de empenho e dedicação para inúmeros projetos. É fundamental saber valorizar aqueles profissionais que são capazes de analisar, criar, planejar e acima de tudo tomar a iniciativa para a ação e mudanças. Esse profissional busca as oportunidades, enxerga o que outros não enxergam, percebe as ameaças e age de forma proativa.
Muito importante salientar, que os gestores devem aprimorar as relações com suas equipes, buscando lapidar talentos, potencializar aquilo que o profissional tem de melhor. É papel de o líder perceber a capacidade humana de superação, e propor essa transformação ao seu liderado. Um profissional que tem sua trajetória de carreira em ascensão certamente se tornará gerador de resultados para sua organização, afinal, foi ela que modificou a relação pessoa e trabalho. Assim, constroem seu caminho superando dificuldades, mudando sua forma de agir e de pensar, mas sem nunca perder de vista seus objetivos, seus sonhos e sua capacidade de lutar pelo que quer e acredita.
Por isso, é imprescindível o envolvimento dos gestores da empresa no âmbito de desenvolvimento humano, promovendo a descentralização de práticas de gestão de pessoas, por meio de um processo de treinamento e conscientização dos gestores para a busca do comprometimento das pessoas envolvidas na geração de resultados.