A Ferramenta 5S como geradora de resultados
As intensas mudanças no mundo corporativo impactam em processos de transformação e busca de resultados mais efetivos. Nesse sentido, aderir aos processos de mudança é uma premissa para o desenvolvimento de práticas e processos de melhoria interna. Para alcançar uma determinada estabilidade no mercado, as pessoas das organizações passam a ser fundamentais, uma vez que sua cultura, conceitos e funções impactam diretamente nas práticas gerenciais.
Uma ferramenta que apresenta resultados interessantes na melhoria contínua é o programa 5S. Utilizado no Japão a partir da década de 50, continua sendo um instrumento indicado para gerir os resultados do progresso comportamental, revolucionar ambientes de trabalho, bem como propiciar o comprometimento das pessoas envolvidas. Essa ligação das equipes eleva a organização para uma impulsionar seu funcionamento, gerando resultados diferenciados para o negócio.
Alguns benefícios do programa são:
. Processos otimizados e racionalizados
. Ambiente da Qualidade (satisfação)
. Melhoria das habilidades pessoais
. Promoção do trabalho em equipe
. Melhoria de relacionamentos interpessoais
. Higienização física e mental do local de aplicação do programa
. Reciclagem de recursos escassos
. Combate à burocracia
. Redução de custos
A propagação de um ambiente saudável, cativante e equilibrado transforma a capacidade de geração de resultados, estimulando uma maior produtividade com qualidade. O termo 5S provém de palavras que, em japonês, começam com S: Seiri (senso de utilização), Seiton (senso de ordenação), Seiso (senso de conservação), Seiketsu (senso de saúde) e Shitsuke (senso de autodisciplina). Dessa forma, incorporar essa rotina na empresa desencadeia um novo hábito junto aos colaboradores, contribuindo assim, para a conquista da qualidade total. Considera-se por qualidade total, todas aquelas dimensões que afetam a satisfação das necessidades das pessoas e, portanto, a sobrevivência das organizações, o aprimoramento da qualidade deve ser buscado de forma contínua, sistemática e principalmente planejada.
Para o alcance destes resultados, é fundamental que essa prática seja iniciada pelos aspectos básicos, organizando os ambientes de trabalhos, a fim de garantir as condições padronizadas e a disciplina necessária para a execução de suas atividades de forma ágil e qualificada. Com a evolução do processo o programa pode ser aprimorado, estipulando prazos de auditoria e pontuação por setores, desafiando assim, as equipes na busca de melhores soluções de gestão. Uma das grandes vantagens do instrumento é que o mesmo é relativamente acessível para todos os tipos de negócio, uma vez que é de fácil entendimento, no entanto, demanda o envolvimento de todas as pessoas da organização.
Como várias ferramentas de gestão, também essa necessita de dedicação e empenho para obter retorno desejado, implicando que sua prática seja inserida de forma gradual, buscando o autodesenvolvimento. Num programa de qualidade como este o espírito de equipe e a busca por objetivos comuns são a base de todo o trabalho. Cabe salientar que nesse tipo de processo não pode haver retrocesso, sendo necessário manter o ambiente de trabalho dentro do novo padrão todos os dias da semana, todas as semanas do ano.
Portanto, as mudanças de cultura e comportamento são fundamentais para o desenvolvimento das empresas, pessoas e resultados, capacitando de forma constante os envolvidos na superação de resultados.